- (91) 98130-3196
- ESTACIONAMENTO GRATUITO
A Diretiva Antecipada de Vontade (DAV) também chamada de Testamento Vital é o documento público de manifestação de vontade para declarar como se deseja que sua vida e seus bens sejam administrados ou procedimentos médicos que devem ser feitos caso o titular do direito não possa mais exercer essa administração e ainda esteja vivo, como por exemplo, ficar acamado, paralisado etc.
O divórcio extrajudicial é a forma mais rápida e prática para dissolver o casamento. Somente após o divórcio é permitido ao cônjuge contrair outro casamento.
Requisitos para fazer o divórcio em cartório:
É o documento pelo qual os pais autorizam o adolescente, com idade entre 16 e 18 anos, a praticar atos da vida civil e a responder por estes.
Como é feito:
Pai, mãe e o filho a ser emancipado devem comparecer ao cartório e solicitar a escritura de emancipação voluntária. Quando houver caso de falecimento ou destituição do poder familiar de um dos pais, comprovada no cartório de registro civil, é permitido obtê-la somente com uma das partes presente.
Documentos necessários:
Observação: A escritura de emancipação deve ser registrada no Livro “E” do Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca onde residir o menor.
Trata-se de escritura pública através da qual os noivos que optarem por um regime de bens para o casamento diferente do regime legal da comunhão parcial de bens, podem livremente estabelecer o regime de bens de seu interesse e as relações patrimoniais e não patrimoniais aplicáveis ao casamento.
O reconhecimento de paternidade afetivo ou biológico pressupõe a vontade em reconhecer um filho manifestada em documento público. Caso o reconhecido seja maior faz-se necessária sua concordância.
Observação: Em seguida, a escritura deverá ser levada ao Cartório Registro Civil das Pessoas Naturais onde foi registrado o nascimento do filho para averbação da inclusão da paternidade reconhecida.
União estável
A união estável é uma relação de convivência entre duas pessoas (do mesmo sexo ou não) de caráter duradouro, público e com o objetivo de constituir família.
Requisitos:
Não há prazo mínimo de convivência. Pode ser estipulado qualquer regime de bens. Não precisa de advogado nem testemunhas.
Documentos necessários:
Dissolução de união estável
A dissolução da união estável dissolve o vínculo de união duradoura e contínua existente entre as pessoas que o mantinha com ânimo de constituição de família.
Requisitos:
Precisa de advogado, deve ser consensual e não pode ter filhos menores em comum, mas se tiver deve previamente ser ajuizada ação de regulamentação de visita do menor.
Documentos necessários: